Artigos

Benefícios do consumo de café

Pela manhã, ao acordar se sentindo cansado e sonolento, uma xícara de café pode ser tudo que seu corpo precisa para permanecer acordado.

Uma simples xícara de café pode lhe trazer mais disposição e energia para dar um up em suas ideias, ou seja, muitas vezes é tudo que você precisa para começar bem o dia. Mas muitas pessoas não sabem os reais benefícios que uma dose de café pode trazer. A seguir, iremos citar alguns deles:

  1. Café ajuda na prevenção de doenças:

Pesquisadores descobriram que tomar de 1 a 3 xícaras de café por dia pode ser um benefício para a saúde, isso porque o consumir reduz o risco de diabetes tipo 2 significativamente.

Além disso, tomando seis ou mais xícaras todos os dias o risco cai ainda mais. Este estudo revelou que a formação de doença de Parkinson pode ser reduzida em até 80% , e o risco de câncer de pele pode ser reduzido em até 25%. O estudo também revelou que as mulheres que tomam quatro ou mais xícaras podem diminuir as chances de desenvolver câncer de mama em até 40%.

  1. O café é rico em antioxidantes.

Os investigadores sabem que o consumo de café gera um aumento dos antioxidantes no corpo. Quando os antioxidantes estão presentes na corrente sanguínea, tendem a fortalecer o sistema imunológico e combater doenças.

De acordo com um estudo conduzido em 2005, quando se trata de antioxidantes, “nada se compara” à quantidade de antioxidantes encontrados no café.

Apesar das frutas e verduras também possuírem muitos antioxidantes, o corpo humano parece absorver a maior quantidade da substância quando ela vem do café.

O seu estresse pode diminuir só de sentir o cheiro.

  1. Café ajuda a queimar calorias:

Quando você pensa em café, você costuma pensar na bebida. No entanto, se o seu foco é a perda de peso, extrato de café verde pode ser um aliado eficaz.

Após um estudo de 22 semanas com 16 adultos com excesso de peso, os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiram café em sua forma crua ainda verde conseguiram perder peso de forma significativa, 37,5% das pessoas que participaram da pesquisa saíram da situação obesidade tipo 2 para uma faixa de peso normal.

Se você está lutando contra a balança, considere complementar seus treinos, acrescente a sua alimentação alguns grãos de café ainda verde.

  1. Ajuda no raciocínio rápido

O café não só vai manter você na ativa ou acordada, mas também ajuda no raciocínio. A cafeína é um estimulante. É o componente psicoativo mais consumido no mundo hoje.

A cafeína bloqueia os efeitos do neurotransmissor inibitório que é chamado de adenosina. Este bloqueio aumenta o disparo neuronal no interior do cérebro e provoca a libertação de outros tipos de neurotransmissores.

Isto leva a um efeito estimulante do líquido e melhora seu raciocínio e humor de forma quase automática.

O consumo de café de forma regular também ajuda a superar problemas mentais e melhora habilidades cognitivas. Estudos mostram que o café melhora a capacidade de pensar e dá um impulso extra quando precisamos tomar decisões de forma mais rápida.

Fontes: Revista ExameMelhor com SaúdeDieta blog

Comments

Return to Top ▲Return to Top ▲